sábado, 23 de maio de 2009

LA VIE EN ROSE...





Semi-frio de morango
Para 6 pessoas:

Massa de tulipas: 100 g de claras; 100 g de manteiga amolecida; 100 g de açúcar; 100 g de farinha de trigo; Polpa de morango
Untar e forrar de papel vegetal um tabuleiro de forno (o tabuleiro para cozer o bolo).Misturar todos os ingredientes até que esteja uma massa homogénea.Juntar a polpa de morango.Verter a mistura num saco pasteleiro e fazer desenhos sobre o papel.Levar ao congelador até que a massa esteja completamente sólida.

Xarope: 200 g de açúcar; 200 g de água
Levar a água e o açúcar a ferver durante 5 minutos ou até que o açúcar se dissolva.Retirar do lume e deixar arrefecer.(Pode adicionar-se algum licor mas apenas depois de o xarope estar frio).

Bolo espuma: 5 ovos; 117 g de açúcar (33 g + 84 g); 83 g de farinha de trigo; 50 g de amído de milho (maizena)
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Peneirar a farinha com a maizena. Reservar. Bater as gemas com 33 g de açúcar até que fique uma mistura espessa e esbranquiçada. Reservar. Bater as claras em castelo e ir adicionando o açúcar até que fique com uma consistência firme e brilhante. Misturar as mistura de gemas com a de claras com movimentos suaves. Incorporar as farinhas suavemente para que a massa não perca volume. Espalhar uma camada fina de massa (aproximadamente 1 cm de espessura) sobre o tabuleiro com os desenhos congelados. Alisar com uma espátula. Cozer 5 minutos.(não cozer demasiado ou o bolo não ficará flexível)

Semi-frio de morango: 75 g de polpa de morango; 5 g de gelatina (2.5 folhas); 80 g de açúcar; 325 g de nata
Hidratar as folhas de gelatina em água fria. Escorrer e limpar bem. Aquecer parte da polpa (o mínimo possivel) com o açúcar e diluir a gelatina. Semi-montar a nata e envolver com movimentos suaves, de cima para baixo.Verter a massa num saco pasteleiro.

Gelatina de morango

Montagem:
Preparar moldes redondos e forrar com tiras de acetato. Cortar tiras de bolo à medida dos moldes e porções redondas para a base de cada molde. Colocar o bolo dentro dos moldes (à volta) e colocar a base no fundo. Pincelar abundantemente com o xarope o lado interior do bolo. Encher com a mousse o centro de cada molde forrado com bolo. Cobrir com a gelatina de morango. Congelar. Retirar o acetato com o bolo congelado. Manter os semi-frios refrigerados até servir. Decorei com isomalt.


A receita, claro, de Leonor de Sousa Bastos, em
http://www.flagrantedelicia.com/bolos-queques-e-madalenas/la-vie-en-rose/ , com as fotografias de Miguel Coelho (http://www.miguelcoelho.com/diario/)

Sem comentários: