sábado, 26 de janeiro de 2008

"os camaleões na sociedade de informação"



Stomping along
on this big Phillip Johnson
Is delay just wasting my time
Looking across at Richard Rogers
Scheming dreams to blow both their minds
It's difficult you see
To give up baby
To leave a job
When you know
You know the money's from day to day
All the majesty of a city landscape
All the soaring days in our lives
All the concrete dreams in my mind's eye
All the joy I see
Thru these architect's eyes
Cold winter bleeds
on the girders of Babel
This stone boy watching the crawling land
Rings of flesh and the towers of iron
The steaming caves and the rocks and the sand
Stomping along on this big Phillip Johnson
Is delay just wasting my time
It's difficult you see
To give up baby
These summer scum holes
This goddamned starving life
It's difficult you see
It's difficult you see

David Bowie, Thru These Architect's


PHILLIP JOHNSON
"Architecture is the art of how to waste space."

Considerado um dos maiores arquitectos americanos ou um dos pais da arquitectura moderna, famoso por transformar edifícios em caixas de vidro, Phillip Johnson, nascido em Cleveland, foi encontrado sem vida, no dia 27 de Janeiro de 2005, aos 98 anos, em sua celebre casa, a Glass House, pelo seu companheiro David Whitney, com quem viveu 45 anos.
Autor de alguns dos mais representativos projectos da arquitectura americana , trabalhou primeiramente como historiador e crítico de arquitectura e dirigiu o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, projectando o seu primeiro edifício, somente, com 36 anos. Phillip Johnson foi sempre uma polémica e controvertida figura.
Apaixonado defensor da arquitectura moderna, defendeu o modernismo como uma expressão formal, uma tendência estilística, descartado de qualquer compromisso ideológico, com o livro “The International Style”, em co-autoria com Russel Hitchcock e foi responsável pela aceitação, nos EUA, de arquitectos europeus , como Gropius e Mies van der Rohe, com quem iniciou os seus trabalhos mais sérios.
Projectou arranha-céus por todo o país, como o edifício-sede da Seagrams (1958), então o prédio mais alto do mundo, em Nova Iorque, considerado marco do funcionalismo.
Neste projecto, elaborado em conjunto com Van der Rohe, revolucionou o padrão construtivo Nova-iorquino ao deixar metade do terreno livre para uso público e tornar o edifício uma leve torre.
Foi com este projecto o primeiro vencedor do celebre Pritzker Prize, em 1978, tendo recebido também a Gold Medal do AIA, maior prémio individual para um arquitecto nos EUA.


RICHARD ROGERS

Richard George Rogers, Barão Rogers de Riverside, por ter sido, em 1991, sagrado cavaleiro por suas contribuições á arte e à arquitectura, é arquitecto britânico, mas nasceu em Florença em 23 de Julho de 1933.
Em 2006 foi o vencedor do Prémio Stirling pelo terminal 4 do Aeroporto de Barajas e em 2007 recebeu o Prêmio Pritzker pelo conjunto de sua obra.
Este arquitecto acredita que a arquitectura é resolver os problemas do campo ambiental, é dar ordens às ideias e também é arte. Para Richard Rogers, o papel do arquitecto é adicionar beleza aos programas.
Na sua opinião, a arquitectura é um trabalho muito complexo para que uma pessoa faça sozinha, por isso teve vários sócios, entre eles, Norman Foster e Renzo Piano.
Tem preferência pelas maneiras de como os edifícios são construídos, no seu ponto de vista, nas obras de hoje não se consegue diferenciar uma casa, uma igreja ou um clube e, essas diferenças devem ser claramente visíveis.

1 comentário:

Anónimo disse...

olá!
Gostava de ter um contacto seu, porque precisava imenso de algo sobre este artigo.
E não tenho outro meio de a contactar.
Agradecia uma resposta urgente para antonialeal8@hotmail.com