sábado, 8 de novembro de 2008

Hortelã

A minha avó plantou hortelã no 'canteiro' das janelas da sala. Há pouco chamou-me para ir lá cheirar. Chamou-me porque sabe o quanto gosto daquele saborzinho, daquele cheirinho... A hortelã cheira-me a campo, a comidinha caseira, a uma canja a sério, com galinha criada no campo, como a prima Doloures me fez uma vez em que tive vergonha de repetir a dita canja porque antes de quase me obrigarem a comê-la tinha dito que não queria, que preferia comer só o segundo prato... Se soubessem as vezes que falo nessa canja e a vontade que ainda hoje tenho de a repetir! E as saudades que tenho de ir para a Macheira...
Quando era mais nova íamos sempre. Eu, a Inês e a avó, aproveitando o facto de termos quase três meses de férias de Verão. A casa era da minha bisavó, antiga, já com algumas alterações feitas pelo meu avô. Aquele sol, aquele ar puro...eu e a Inês conseguíamos entreter-nos o dia todo a fazer colares de missangas, a brincar com os bonecos, a tomarmos banho no tanque, a ir buscar água à fonte - havia sempre discussão quando íamos à fonte, queríamos ser as duas a girar a manivela que activava a bomba (uma roda gigante, ainda mais para o nosso tamanho). Só víamos televisão na casa da Rosita ou da prima Doloures. Dávamos comida aos porcos, às galinhas e aos pintos. Amassava pão com a prima Aldina. Passeávamos de mota com a Rosita - a Inês só até à horta, porque era mais pequenina, eu até Santa-Margarida. Quando o primo André lá estava ainda era melhor - assistíamos juntos a imensos filmes de desenhos animados e cantávamos horas sem fim para um gravador que depois punhamos a tocar para nos ouvirmos. E a nossa maior alegria era fazer gelados de danoninhos, para comermos a meio da tarde e à noite ir ao padeiro escolher o pão para o dia seguinte - quando lá íamos dava-nos sempre um bocadinho de massa e nós fazíamos a forma do nosso pãozinho... ao pequeno-almoço lá comíamos o nosso pão em forma de passarinho, de coração ou laçarote com doce que a avó fazia...
Depois das férias, no colégio, a iniciar o ano lectivo do 6ºano a professora Olívia, de História, perguntou-me onde tinha passado as minhas férias e do que mais tinha gostado nelas. Não menti! E ela não queria acreditar quando lhe disse que tinham sido os 15 dias na Macheira, com a avó e a Inês. "Tu, Rita? gostas de passar férias no campo? Tu que és tão citadina, tão vivaça...?" Eu mesmo!
Vou ter para sempre óptimas recordações e imensas saudades das férias com cheirinho a hortelã...

Sem comentários: