domingo, 26 de outubro de 2008

Peter Zumthor

Peter Zumthor, um dos mais importantes arquitectos da actualidade, no Lx Factory, até dia 2 de Novembro. 3 salas de exposição, cerca de 3000 m2. Uma retrospectiva, com projectos entre 1986 e 2007, 'mostrando a sua relação com o tempo, os lugares, os ambientes e os habitantes dos seus projectos'...


“A geometria ensina as regularidades das linhas, áreas e corpos no espaço. A geometria pode ajudar-nos a compreender como, na arquitectura, podemos lidar com o espaço.
A arquitectura conhece duas possibilidades fundamentais de formação do espaço: o corpo fechado, que isola o espaço no seu interior, e o corpo aberto que abraça uma parte do espaço ligado ao contínuo infinito. A expansão do espaço torna-se visível no posicionamento dos corpos alinhados em profundidade ou ordenados como placas ou barras.
Não exijo saber o que o espaço realmente significa. Quanto mais penso sobre a sua natureza, mais misterioso me parece. No entanto, estou seguro que, quando nós como arquitectos reflectimos sobre o espaço, é apenas como uma pequena parte desta infinidade que rodeia a terra que nós ocupamos. Mas cada obra estabelece um lugar nesta infinidade.
Com base nesta ideia desenho as primeiras plantas e cortes dos meus projectos. Faço diagramas geométricos e corpos simples. Tento ver os corpos inventados como objectos precisos no espaço e acho importante sentir como delimitan um espaço interior do espaço que os rodeia ou como captam o contínuo espacial infinito como um recipiente aberto.
Edifícios que nos impressionam transmitem-nos sempre uma sensação forte do seu espaço. Circundam de uma maneira espacial este vazio misterioso a que chamamos espaço e fazem-no oscilar.”

Zumthor, Peter; “Pensar a Arquitectura”; GG


(Já não fui informada a tempo da conferência, mas a exposição não me escapou e valeu muito a pena. Uma tarde cultural muito bem passada com a Joana e a Rita ...)

Sem comentários: